Promessas de ano novo…

É comum que, ao iniciar um novo ano, façamos planos para os doze novos meses que se seguem. Muitas pessoas criam listas, murais de desejos, planilhas no Excel, painéis… tudo na tentativa de alcançar novas conquistas. Cada um tem um jeito muito pessoal de fazer.

Xiii… Você não se identificou?

Tudo bem! Se não você ainda não sentou e “pensou com seus botões” de forma tão organizada, agora é sua vez. É importante pensar no que deseja alcançar, sabe por quê?

Pode parecer clichê, mas aquele velho ditado faz muito sentido: “quando não se sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Você já ouviu? Pois bem…

As consequências de viver “sem querer” são diversas, mas a mais recorrente é a sensação de desmotivação e desinteresse. Pessoas que não planejam seu percurso sentem-se descontentes com o dia a dia, desmotivadas.

Esperar que as coisas aconteçam apenas por conta de terceiros, é como colocar o controle da sua vida nas mãos de outras pessoas. Os pensamentos são clássicos: “vou mudar de emprego quando me demitirem”; “vou emagrecer se o médico disser que corro algum risco”; “vou iniciar o curso se meu chefe exigir”… de pouco em pouco, discretamente, o outro passa a decidir sobre sua vida e você nem percebeu.

Que cilada! Não preciso nem dizer que isso pode lhe causar sentimentos MUITO desconfortáveis (e silenciosos), não é mesmo?! É como viver uma vida sem sentido, apática.

Por isso, lhe convido a pensar: O QUE VOCÊ QUER CONQUISTAR neste ano?

Comece a pensar na resposta para esta pergunta. Pegue papel e caneta, ou abra o bloco de notas do celular. Tanto faz. Inclua conquistas pessoais, comportamentais, profissionais, itens tangíveis. Escreva cada item como se fosse uma lista de supermercado.

Depois, separe um a um e, ao lado, tente descrever quais comportamentos você precisa ter para alcançar este desejo. Não sabe como? Veja os exemplos:

CELULAR NOVO: pesquisar modelos, eleger faixa de preço, escolher um modelo alvo, checar reserva financeira, economizar o valor mensalmente, ir à loja, comprar e desfrutar!

CURSO DE APRIMORAMENTO: pesquisar instituições de ensino, conversar com colegas que fazem ou já fizeram algo parecido, checar valor de investimento, selecionar 2 ou  3 instituições de interesse, definir critérios de desempate (qualidade do curso, horário de aula, custo, distância),  informar às pessoas importantes (família, chefia), planejar horário, matricular, comprar material, planejar trajeto, estudar e aprender muito!

Quando “quebramos” em pequenos comportamentos o nosso desejo, temos uma visão ampla a respeito do que realmente precisamos fazer para conquistá-lo. Além do mais, podemos nos motivar continuamente ao perceber que estamos chegando perto do objetivo final. De quebra, minimizamos as chances da bendita procrastinação!
Feito isso, coloque essa lista num lugar que você veja facilmente. Passe a “ticar” cada passa alcançado. Não deixe de
visitá-la!

Agora, chega de conversa… não deixe que 2017 leve você. Você tem de levar 2017!

Aproveite essas dicas…1, 2, 3 e

Boas conquistas!

Um problema: múltiplas soluções

Já parou para pensar que, às vezes, quando estamos diante de um problema, acreditamos que existe apenas uma solução? E, mais do que isso, achamos que essa única solução é a única maneira de seguir em frente. Mas será que é mesmo? O que aconteceria se, ao invés de seguir o caminho que já conhecemos,

Leia Mais »

Por que as sessões de terapia são semanais?

Essa é uma pergunta que muitos fazem ao iniciar o processo terapêutico. Para responder, quero convidar você a olhar comigo para os bastidores da terapia, entendendo um pouco dos processos que acontecem por trás de cada encontro e que tornam esse trabalho tão eficaz. Vamos juntos explorar como a terapia funciona e por que ela

Leia Mais »

Esforço não garante resultado

Esforço não garante resultado. Essa é uma das máximas da vida. É difícil de aceitar, não é? Desce meio quadrado, é complicado de digerir. Mas, uma vez que aceitamos, ufa! Vem uma sensação de alívio muito grande. Isso porque estamos acostumados a alimentar uma relação muito comum: se eu me esforço, se coloco muita energia,

Leia Mais »
×