Quando o assunto é psicoterapia, as desconfianças são inúmeras! Sempre aparece aquela dúvida: como uma conversa pode resolver meus problemas? O que é a psicoterapia? Seria possível materializá-la? De que forma ela acontece? Ela realmente funciona?!
Calma! Pode parecer confuso, mas não é esse bicho de sete cabeças… Vou explicar!
A psicoterapia acontece pela fala e pode ser entendida como um grande processo de aprendizagem. Nossa história de vida é recheada de experiências e aprendizados, que desenvolvemos na interação com nosso ambiente e pessoas próximas. Tudo o que fazemos hoje, foi aprendido, como andar, falar, correr, sentir, pensar, estudar, entre tantas outras ações que já fazemos com tanta naturalidade, que nem parece que são resultado de todo um processo de aprendizagem.
Ao assumir que a maioria dos nossos comportamentos são aprendidos e que nós, como seres humanos inteligentes e relacionais, podemos aprender durante toda a nossa vida, faz sentido pensar que podemos mudar comportamentos indesejados e aprender novas formas de nos comportarmos, certo?
Por meio da fala e de uma relação terapêutica estabelecida com o psicólogo, muitas mudanças são planejadas. O terapeuta atua como um facilitador desse processo, ajudando o cliente a compreender a sua história, a perceber o que pode ser feito para melhorar, a quebrar a mudança em pequenas etapas, para enfim, planejar novos comportamentos.
É neste cenário, de muita mão na massa que acontece a psicoterapia!
Você deve estar se perguntando, agora: “Ok Mari, até aqui faz sentido. Mas como isso tudo pode acontecer somente através de uma conversa?”
Explico.
Dentro da psicoterapia, a conversa não é um papo qualquer. Não é igual a uma conversa com um amigo, colega ou conhecido. Na Psicoterapia, a conversa é guiada por um profissional capacitado, que estuda e compreende o comportamento humano. É com esse conhecimento técnico e científico, que o psicólogo conduz o processo de aprendizagem. Ajudando o cliente a planejar mudanças comportamentais de forma assertiva, para que elas sejam duradouras e sustentáveis. Conquistando, assim, maior bem estar e qualidade de vida.
Devo admitir, é verdade! O processo terapêutico pode parecer abstrato, quando pensamos nos processo, mas se olharmos os resultados, o fim da cadeia, puxa! seus efeitos de abstratos não têm nada…
Os resultados são diversos e muito benéficos para quem entra no processo psicoterapêutico. Eu poderia citar várias mudanças, pensando nas conquistas dos meus clientes. Dentre elas se destacam a melhoria nos relacionamentos em geral, o desenvolvimento de uma autoestima saudável, a compreensão e o bom gerenciamento das emoções, a elevação da produtividade pessoal e profissional. Por meio da terapia, também é possível identificar problemas e sintomas que estavam presentes há um tempo, mas que não haviam sido tratados e cuidados da forma adequada (depressão, ansiedade, déficit de atenção etc.).
Na minha prática profissional, já testemunhei, por exemplo, o estabelecimento de novas relações, a restauração de outras que pareciam perdidas e até o findar de relações tóxicas. Também vi pessoas melhorando sua saúde, desenvolvendo a autoconfiança e até recebendo aumentos no trabalho.
A verdade é que a psicoterapia é um espaço, onde mudanças e planos são germinados, de forma estruturada e segura. Por isso, os resultados são visíveis e mensuráveis!
E aí?! Faz sentido para você? Ainda ficou com dúvidas? A terapia ainda te parece muito abstrata?
Por mais que o processo não seja palpável ou de fácil visualização, a psicoterapia é real, funciona e promove resultados concretos e muito positivos para o cliente.
Costumo dizer que, no consultório, a psicoterapia é um processo que pode ser comparado a uma grande viagem, onde juntos, psicólogo e cliente vão redirecionando o percurso, afinal, a vida segue acontecendo e sempre é possível desviar de um obstáculo ou reprogramar o GPS para chegar ao destino desejado.
Espero que tenha feito sentido pra você!
Se ainda tiver dúvidas sobre como funciona a psicoterapia, responda a este post ou comenta lá no instagram (@marianacristina.psi), vou adorar entender um pouquinho de como você pensa e tirar suas dúvidas sobre essa incrível jornada de aprendizagem e autoconhecimento!
Um abraço carinhoso!
Mari