Muitas são as dúvidas quanto a definição de psicoterapia e como ela acontece. Costumo receber mensagens lá no instagram, ou até mesmo ouvir de alguns clientes em suas primeiras sessões, vários questionamentos sobre a psicoterapia. Vou compartilhar com vocês como eu enxergo a terapia, de uma forma que faz muuuito sentido para mim e que pode te ajudar a compreendê-la melhor também!
Dentre as diversas formas de se entender a psicoterapia, descrevê-la como um processo de aprendizagem pode facilitar um pouquinho o entendimento. Vamos lá?
Quando assumimos que tudo o que fazemos, desde andar, correr, estudar, comer ou nos relacionarmos, por exemplo, são comportamentos e foram aprendidos durante a nossa história de vida, é possível compreender o caráter instrucional da psicoterapia.
Ficou um pouco confuso?
Pensa comigo: quando as pessoas costumam buscar por terapia? Normalmente, quando estão muito insatisfeitas com suas ações e as consequências que elas produzem, certo?
Pois bem, ao longo da nossa história, aprendemos diversas coisas e elas formam o nosso repertório comportamental, ou seja, tudo o que sabemos fazer. No entanto, muitas vezes essa bagagem trazida causa sofrimento e desgaste. É neste momento que muitas pessoas buscam a psicoterapia. E ela funciona justamente porque através dela, é possível entender toda a construção da nossa vida e planejar as mudanças para o futuro.
É dentro da psicoterapia que psicólogo e cliente entendem todo o cenário problema, analisam as possibilidades e elaboram os planos de ação para a mudança. Juntos. Em um grande processo de aprendizagem.
E é justamente esta possibilidade da mudança que a psicoterapia proporciona que é tão libertadora.
Imaginar a ideia de deixar para trás todo o sofrimento e cargas pesadas e construir um novo caminho repleto de transformações e bem estar, é reconfortante. Traz uma paz e outras incríveis sensações que deixam o coração quentinho e cheio de esperança.
O psicólogo atua como um facilitador ou um guia, proporcionando os meios para a aprendizagem de novos comportamentos. O cliente anseia por aprendizagem, por mudanças significativas, por evolução pessoal e consequências positivas para a sua vida. É dentro desse contexto que a “mágica” acontece.
Costumo dizer aos meus clientes que, durante o processo psicoterapêutico, muitas novas habilidades são aprendidas e, por isso, aos poucos eles se transformam em suas versões “plus”, versões melhoradas deles mesmos. Novos comportamentos, novas formas de lidar com suas relações, um jeito novo de se comunicar, são esses os grandes objetivos da psicoterapia!
Você está motivado para iniciar o seu processo?
Afetuosamente,
Mari