Tenho certeza de que em algum momento você já se deparou com este termo. Mas, o que é ser vulnerável para você? Quando você pensa em vulnerabilidade, o que te vem à mente?
Fazendo uma busca rápida pela internet é fácil notar que vulnerabilidade costuma ser explicada a partir de outras palavras como fraqueza, fragilidade ou adjetivo para pessoas com pouca ou nenhuma capacidade de autodeterminação… Apesar desta definição fazer sentido em alguns contextos, não é a minha preferida.
Já comentei algumas vezes que gosto muito da forma com que a Brené Brown discorre sobre assuntos desconfortáveis, eu não poderia falar sobre vulnerabilidade sem citá-la. A partir de diversas pesquisas, Brené definiu vulnerabilidade a partir de alguns pilares, e eu gostaria de compartilhar com você.
1 – Nós estamos aqui para criar vínculo com as pessoas! Ser vulnerável é sobre conexão, é acolher e aceitar o outro e, principalmente, permitir que o outro nos acesse também.
2- É importante aceitar e acreditar que somos dignos de amor, carinho e aceitação. Todos temos faltas e falhas, afinal de contas, somos humanos, errar vem no pacote. Mas, quando aceitamos que também merecemos afeto e acolhimento, as coisas ficam mais fáceis.
3 – Vulnerabilidade e coragem andam juntas. Ao contrário do que diz o dicionário, vulnerabilidade não é sinônimo de fraqueza. Ser vulnerável requer exposição, ousadia, ação mesmo diante da imprevisibilidade.
Quero te convidar a refletir comigo! O que é vulnerabilidade pra você? O quanto você aplica a vulnerabilidade nas suas ações? E dentro dos seus relacionamentos, você se considera uma pessoa vulnerável?
Com carinho,
Mari