Afinal, o que é vulnerabilidade?

Tenho certeza de que em algum momento você já se deparou com este termo. Mas, o que é ser vulnerável para você? Quando você pensa em vulnerabilidade, o que te vem à mente? 

Fazendo uma busca rápida pela internet é fácil notar que vulnerabilidade costuma ser explicada a partir de outras palavras como fraqueza, fragilidade ou adjetivo para pessoas com pouca ou nenhuma capacidade de autodeterminação… Apesar desta definição fazer sentido em alguns contextos, não é a minha preferida. 

Já comentei algumas vezes que gosto muito da forma com que a Brené Brown discorre sobre assuntos desconfortáveis, eu não poderia falar sobre vulnerabilidade sem citá-la. A partir de diversas pesquisas, Brené definiu vulnerabilidade a partir de alguns pilares, e eu gostaria de compartilhar com você. 

1 – Nós estamos aqui para criar vínculo com as pessoas! Ser vulnerável é sobre conexão, é acolher e aceitar o outro e, principalmente, permitir que o outro nos acesse também. 

2- É importante aceitar e acreditar que somos dignos de amor, carinho e aceitação. Todos temos faltas e falhas, afinal de contas, somos humanos, errar vem no pacote. Mas, quando aceitamos que também merecemos afeto e acolhimento, as coisas ficam mais fáceis. 

3 – Vulnerabilidade e coragem andam juntas. Ao contrário do que diz o dicionário, vulnerabilidade não é sinônimo de fraqueza. Ser vulnerável requer exposição, ousadia, ação mesmo diante da imprevisibilidade.

Quero te convidar a refletir comigo! O que é vulnerabilidade pra você? O quanto você aplica a vulnerabilidade nas suas ações? E dentro dos seus relacionamentos, você se considera uma pessoa vulnerável?

Com carinho,

Mari

Um problema: múltiplas soluções

Já parou para pensar que, às vezes, quando estamos diante de um problema, acreditamos que existe apenas uma solução? E, mais do que isso, achamos que essa única solução é a única maneira de seguir em frente. Mas será que é mesmo? O que aconteceria se, ao invés de seguir o caminho que já conhecemos,

Leia Mais »

Por que as sessões de terapia são semanais?

Essa é uma pergunta que muitos fazem ao iniciar o processo terapêutico. Para responder, quero convidar você a olhar comigo para os bastidores da terapia, entendendo um pouco dos processos que acontecem por trás de cada encontro e que tornam esse trabalho tão eficaz. Vamos juntos explorar como a terapia funciona e por que ela

Leia Mais »

Esforço não garante resultado

Esforço não garante resultado. Essa é uma das máximas da vida. É difícil de aceitar, não é? Desce meio quadrado, é complicado de digerir. Mas, uma vez que aceitamos, ufa! Vem uma sensação de alívio muito grande. Isso porque estamos acostumados a alimentar uma relação muito comum: se eu me esforço, se coloco muita energia,

Leia Mais »
×