Como enfrentar adversidades com leveza?

As diversas exigências no trabalho, prazos para cumprir, problemas de saúde, família para cuidar e dar suporte, leituras e estudo em atraso, dificuldades no relacionamento, contas a pagar, cobranças externas e internas que parecem não cessar, e por aí vai… são apenas alguns exemplos de situações que estamos sujeitos a passar durante a nossa jornada, e imagino que, assim como eu, talvez você esteja passando por uma dessas coisas ou algo parecido, não é verdade?

Todos nós temos cargas, algumas mais leves, outras mais pesadas, umas passageiras e outras que duram mais tempo do que esperávamos. No fim das contas, uma coisa é fato, é inevitável viver sem passar por alguma adversidade, elas fazem parte do nosso dia a dia. Falo por mim, os últimos meses têm sido de trabalho e estudo intensos, dias, noites, finais de semana. E, apesar de estar muito feliz, afinal, estou fazendo aquilo que faz os meus olhos brilharem, muitas vezes, preciso parar 05 minutinhos que sejam para respirar, colocar a cabeça no lugar, me cobrar menos e olhar com mais cuidado para mim mesma.

Pensando nisso, penso que o diferencial, sem dúvidas, é a forma como nós lidamos com o que acontece conosco. Reflita aqui comigo. Quais são os seus pensamentos quando você passa por uma situação desafiadora no seu dia a dia? Como você lida diante da frustração, da falta de tempo, da impaciência, das cobranças? De que forma você tem enfrentado suas questões? Com leveza e carinho, olhando com cuidado para si ou com raiva, impaciência, agressividade?

A partir deste exercício, refletindo muito sobre o assunto, pensei em algumas formas para começar a lidar melhor com os dias difíceis, para que assim, mesmo quando os dias estiverem nublados ou chuvosos, você possa passar por eles com mais leveza. Vamos lá?

1 – Seja resiliente. Resiliência, a palavra da moda nos últimos anos, e não à toa, já que, de fato, quando escolhemos ser resilientes, passamos a nos adaptar diante das mudanças ou dos problemas.

2 – Olhe com mais cuidado para você. Lembre-se: todos nós estamos no mesmo barco, passando por dificuldades e lidando com elas. Não se cobre tanto, você lidará com isso da melhor maneira possível. 

3 – Estenda o seu olhar. Muitas vezes, quando passamos por algo, esquecemos de colocar atenção no que está dando certo. Ficamos tanto tempo quebrando a cabeça, nos preocupando ou tentando resolver algo, que perdemos outras coisas ótimas que podem estar acontecendo conosco também. Por isso, preste atenção nos detalhes, nas pequenas coisas do dia a dia. 

4 – Aceite aquilo que você não pode mudar. Entender quais são as nossas limitações e até onde podemos agir, é importantíssimo para lidar melhor com as questões do dia a dia. Por incrível que pareça, não somos super heróis ainda (rs), é impossível dar conta de tudo. Se essa é a sua dificuldade, comece a exercitar o aceitar, ative o modo “zen” quando as circunstâncias independerem dos seus esforços. 

Um abraço carinhoso,

Mari

Burnout: por que este diagnóstico tem sido cada vez mais frequente?

Sou nascida e criada em São Paulo. Vivi na periferia, onde a realidade é dura, quando falamos sobre acesso aos grandes centros. Duas horas, ou mais, para ir. Duas horas, ou mais, para voltar. Cresci assistindo ao esforço de trabalho do meu pai, marceneiro, fazendo de tudo para colocar comida na mesa. E da minha

Leia Mais »

Imigrar: nem tudo são flores e a saúde mental é um ponto de fragilidade

“A maioria das pessoas pensa que morar fora é luxo, flores o tempo inteiro. Muitos acham que a minha vida é perfeita!” Há alguns anos, atendo brasileiros que vivem fora do país. Neste período, perdi as contas de quantas vezes ouvi frases como esta. Países diferentes, culturas diferentes, famílias diferentes, mas a sensação é sempre

Leia Mais »
×