Se você está em um processo de mudança de estilo de vida — seja tratando uma obesidade, um transtorno mental, ou lidando com alguma doença crônica — e deseja aprender mais sobre saúde para se cuidar com mais intencionalidade, responsabilidade e clareza… fica aqui comigo, porque essa dica pode te interessar.
Desde que iniciei minha própria jornada de mudança de estilo de vida, lá em 2022, estou sempre em busca de leituras acessíveis, que eu possa compartilhar tanto com pessoas do meu círculo pessoal quanto com alguns clientes de psicoterapia.
Aqui no meu perfil você já encontra outras dicas, mas neste vídeo quero trazer uma das minhas leituras mais recentes — embora o livro não seja tão novo assim:
Outlive, do Peter Attia.
Confesso que torci o nariz no início. Sempre via esse livro nas listas de best-sellers e pensava: “ah, deve ser mais do mesmo”. Puro julgamento. Decidi dar uma chance depois de ver pessoas que admiro recomendando… e me surpreendi positivamente.
O que gostei no livro:
•É uma leitura fácil (não superficial, mas acessível);
•A organização dos temas é excelente — ele trata das grandes dores sociais da nossa saúde hoje;
•Ele insere dicas práticas no meio das narrativas, o que facilita muito o entendimento;
•A introdução sobre “medicina 1.0, 2.0 e 3.0” é muito útil para compreender a transição do cuidado reativo para o preventivo — e onde o estilo de vida entra nisso tudo;
•Ele aborda temas centrais como diabetes, câncer, doenças cardíacas, Alzheimer, sono, exercício, dieta… e, para minha alegria: saúde emocional. Ele fala também sobre trauma!
O que senti falta:
•Um aprofundamento maior no eixo intestino-cérebro — especialmente sobre microbiota, que é um campo que tem oferecido descobertas importantes;
•Na parte de nutrição, ele joga um pouco seguro — foca bastante em macronutrientes e fala pouco sobre micronutrientes. Mas considerando a proposta mais introdutória do livro, faz sentido.
No geral, achei uma leitura brilhante para quem está começando a assumir as rédeas da própria saúde. Se você está buscando aprender mais sobre os processos que envolvem seu corpo, sua mente e suas escolhas — sem cair nem no excesso de tecnicismo, nem no senso comum —, essa é uma excelente porta de entrada.
Depois, se quiser se aprofundar em temas específicos, você pode buscar leituras mais técnicas ou especializadas. Mas como ponto de partida? Outlive é uma leitura que vale cada página.
No fim das contas, cuidar da saúde não é sobre perfeição — é sobre consciência. E esse livro é como um mapa: ele não traça todo o caminho, mas te mostra por onde começar.
Então, se você está pronto para sair do banco do passageiro e assumir o volante da sua saúde, essa leitura pode ser o primeiro passo.
Com carinho,
Mari