Você é exemplo para alguém?
Calma! Não se desespere! A pergunta é genuína… vamos refletir?
Muitas pessoas imaginam que se torna exemplo para outras apenas quando está numa posição declarada de “superioridade”. Quando se tornam líderes, pais, professores, gestores, por exemplo. Mas nem sempre esse pensamento é verdadeiro.
Somos exemplos em todos os lugares que passamos. As pessoas, sobretudo crianças, nos observam. Nossos comportamentos são registrados pela atenção do outro, de forma consciente ou sem que ele perceba. O fato é que, ser exemplo para alguém, independe de nossa posição social.
Quem tem filhos já pôde, com certeza, notar a criança repetindo algum de seus comportamentos. E, também, notou essa mesma criança copiar o comportamento do amiguinho. Não há hierarquia para aprendermos uns com os outros… basta observarmos!
Dentre as diferentes formas de aprendermos, encontra-se a modelação. Este processo consiste em aprendermos
Este é um processo natural de aprendizagem. Não é ruim aprendermos com o comportamento do outro. No entanto, é importante nos atentar a forma como temos nos comportado. Você tem sido “bom” modelo de comportamento? Como você tem se comportado em seus meios sociais? Se você tem filhos, o que eles estão aprendendo ao lhe observar? Além disso, quais modelos você tem elegido? Quem tem sido modelo para você? Quais comportamentos você tem copiado?
Este texto é um convite. Observe seu dia a dia, como você fala, se relaciona, se coloca em suas relações. Estamos aprendendo e ensinando o tempo todo. Numa eterna troca.
Portanto, avalie: o que você está ensinando?
Seja um bom modelos em suas relações!
1 comentário em “O que você está ensinando?”
Excelente ponto para pensar em como devemos agir. Devemos ser modelo pra quem e de que forma?
o futuro nos aponta o modelo de hoje. Importa nos motivarnos em exemplos….de diferentes formas e pessoas.
Comentários encerrados.