O que você está ensinando?

Você é exemplo para alguém?

Calma! Não se desespere! A pergunta é genuína… vamos refletir?

Muitas pessoas imaginam que se torna exemplo para outras apenas quando está numa posição declarada de “superioridade”. Quando se tornam líderes, pais, professores, gestores, por exemplo. Mas nem sempre esse pensamento é verdadeiro.

Somos exemplos em todos os lugares que passamos. As pessoas, sobretudo crianças, nos observam. Nossos comportamentos são registrados pela atenção do outro, de forma consciente ou sem que ele perceba. O fato é que, ser exemplo para alguém, independe de nossa posição social.

Quem tem filhos já pôde, com certeza, notar a criança repetindo algum de seus comportamentos. E, também, notou essa mesma criança copiar o comportamento do amiguinho. Não há hierarquia para aprendermos uns com os outros… basta observarmos!

Dentre as diferentes formas de aprendermos, encontra-se a modelação. Este processo consiste em aprendermos determinado comportamento, por meio da cópia. Ou seja, observamos alguém fazendo e, então, fazemos de forma muito similar. Mesmo os adultos aprendem desta forma. Basta você observar seu modo de se comportar atualmente. Será que você faz algo que copiou de alguém?

Este é um processo natural de aprendizagem. Não é ruim aprendermos com o comportamento do outro. No entanto, é importante nos atentar a forma como temos nos comportado. Você tem sido  “bom” modelo de comportamento? Como você tem se comportado em seus meios sociais? Se você tem filhos, o que eles estão aprendendo ao lhe observar? Além disso, quais modelos você tem elegido? Quem tem sido modelo para você? Quais comportamentos você tem copiado?

Este texto é um convite. Observe seu dia a dia, como você fala, se relaciona, se coloca em suas relações. Estamos aprendendo e ensinando o tempo todo. Numa eterna troca.

Portanto, avalie: o que você está ensinando?

Seja um bom modelos em suas relações!

O que você está sentindo de verdade?

Você já se deparou com esta imagem alguma vez? Tenho certeza de que, em algum momento, esse meme cruzou o seu caminho (se é que a gente pode chamar isso de meme… um meme dos primórdios, talvez! rs).  Houve um tempo em que essa imagem era amplamente compartilhada. Lembro de vê-la no status de muitas

Leia Mais »

Não subestime o poder da relação terapêutica 

Muitas pessoas buscam a psicoterapia porque estão em sofrimento, com algum sintoma, lidando com um transtorno já instalado, dificuldades nos relacionamentos ou desafios de adaptação ao seu momento atual de vida. As demandas são diversas. A maioria delas chegam ao processo terapêutico com a expectativa de encontrar soluções, respostas prontas, orientações claras para resolver seus

Leia Mais »

Um problema: múltiplas soluções

Já parou para pensar que, às vezes, quando estamos diante de um problema, acreditamos que existe apenas uma solução? E, mais do que isso, achamos que essa única solução é a única maneira de seguir em frente. Mas será que é mesmo? O que aconteceria se, ao invés de seguir o caminho que já conhecemos,

Leia Mais »

1 comentário em “O que você está ensinando?”

  1. Excelente ponto para pensar em como devemos agir. Devemos ser modelo pra quem e de que forma?
    o futuro nos aponta o modelo de hoje. Importa nos motivarnos em exemplos….de diferentes formas e pessoas.

Comentários encerrados.

×