Já parou para pensar que, às vezes, quando estamos diante de um problema, acreditamos que existe apenas uma solução? E, mais do que isso, achamos que essa única solução é a única maneira de seguir em frente. Mas será que é mesmo? O que aconteceria se, ao invés de seguir o caminho que já conhecemos, expandíssemos nosso olhar para novas possibilidades? Vamos refletir sobre isso?
Quando comecei o meu processo de mudança de estilo de vida, enfrentei muitas dificuldades, pois precisei me desdobrar de várias formas para aprender novos comportamentos, novas habilidades, novos repertórios. Acontece que, por muito tempo, eu estava tão acostumada a agir de forma automática com relação ao meu autocuidado. Eu entendia que as coisas tinham que ser daquele jeito, como se fosse o único caminho possível, talvez porque eu estivesse tão acostumada com o desconforto.
Muitas vezes, eu nem parava para refletir sobre a possibilidade de existir outro jeito de fazer aquilo que eu estava fazendo. No meu trabalho, por exemplo, eu continuava fazendo as coisas da mesma forma, sem parar para pensar em novas formas de resolver. E foi aí que comecei a perceber o quanto é perigoso acreditarmos que só existe uma solução para as nossas dificuldades do dia a dia. Foi quando me dei conta de que precisava procurar rotas alternativas.
A verdade é que nada no mundo tem uma solução única. Tudo o que fazemos pode e deve ter, provavelmente, outros caminhos, outras possibilidades. O que acontece é que estamos acostumados a seguir os caminhos já conhecidos, aqueles que já percorremos. Mas na verdade, se outra pessoa estivesse no nosso lugar, resolvendo o mesmo problema, ela provavelmente trilharia uma jornada diferente. Ela talvez encontraria outra forma de solucionar o mesmo desafio.
Foi quando percebi que, para me desenvolver e aprender novos repertórios, eu precisava flexibilizar. Parte do meu adoecimento, do meu burnout e do momento em que chego à obesidade, teve a ver com a crença de que eu tinha que fazer as coisas de uma única maneira, como se fosse a única forma de funcionar. E não é assim. Para todo problema, com certeza, existem muitas soluções.
Se você não está vendo nenhuma solução, talvez seja porque não está olhando de todos os ângulos. Se for realmente um problema, pare por um momento, dê um passo para trás e tente ver a situação sob outra perspectiva. Converse com alguém, busque outras opiniões. Às vezes, outra pessoa pode ajudar você a enxergar um caminho que nunca passou pela sua cabeça.
No fim, o importante é lembrar: buscar novas formas de resolver problemas pode ser o passo mais saudável para construir um dia a dia mais leve. E, lembre-se, se precisar de ajuda para percorrer este caminho, clique aqui e entre contato comigo. Será um prazer te ajudar!
Abraços carinhosos,
Mari